11 de ago. de 2012

Moda: Ontem & Hoje!

ANTIGAMENTE ERA ASSIM!
Se formos analisar a moda atual, comparada com a de antigamente, vamos perceber que muita coisa mudou desdel á. Outras tendências, que eram super em alta na época, hoje já não são mais. Algumas retornam e estão sendo exploradas nos dias de hoje: Cintura alta, pantalona, o plissado.
O que me remete essas boas lembranças são as pin-ups do passado, as atrizes como Doris Day, Audrey Hapburn, Ava Gardner entre muitas outras. Para os padrões de beleza naquela época, elas eram as que melhor representavam as mulheres, todas queriam ser como as divas do cinema e da música. Eu até sou suspeita falar, pois amo uma muito conhecida pelo mundo que é a atriz, Marilyn Monroe, muito além do seu tempo, ela desafiou os padrões e costumes da época,  fazendo da sua vida um glamuroso livro aberto. A moda de certa forma, tem tudo a ver com o que estou falando. O estilo da época era refinanado, elegante, comportado até. Muito usado, o batom vermelho por exemplo, era um ítem de beleza clássico. Elas não tinham any opções como nós temos hoje, é claro, devemos levar em conta as mudanças e o modernismo no decorrer dos anos.  Esse era o 'cenário' que desfilavam as divas, ditavam estilos de vida, comportamento e principalmente moda.


ATUALMENTE É ASSIM!
Hoje em dia, vemos a moda diferente. Agora ela atinge mais classes sociais, o poder aquisitivo das pessoas aumentaram, possibilitando o consumidor de comprar um bolsa da Louis Vuitton, um perfume do Marc Jacobs entre outros objetos de desejo. Mas é fato que nesse tempo que estamos vivendo, as pessoas perderam o bom senso de compra, não adquirem um produto por necessidade, mas sim por impulso . Compram desenfreadamente, não calculando riscos. Obviamente as vitrines são as nossas "piores inimigas", sempre nos tentando a comprar algo novo, fazem nossos olhinhos de consumidoras-nata brilhar. Mas o que quero pontuar são as referências de moda, os ícones fashion que nos inspiram a andar um pouco mais estilosa/estiloso como os da época Coco Chanel, Rauph Lauren e hoje Glória Kallil, Constanza Pascolato etc. Cada um deles fizeram história na moda, cada um em seu tempo, mas que reflete em nós até hoje. Muitos estilistas se inspiraram nos veteranos do fashionismo e criaram coleções impecáveis, com base no que aprenderam sobre a moda como um todo.
Portanto, só temos que agradecer por tudo que esse fantástico mundo de beleza e glamour vem nos proporcionando até aqui. Muitos deixaram seu legado no auge da alta-costura, mas que perdura até hoje, inclusive muito usado  nos bancos das faculdades de moda e design.

Beijos da Lú

Um comentário:

  1. Olá Luzia!
    ja estou te seguindo, parabens pelo blog.
    http://maialuduvice.blogspot.it/
    bjao!!!

    ResponderExcluir